Ciência sem Fronteiras



O Ciência sem Fronteiras (CsF) é um programa do Governo Federal brasileiro que concede bolsas de estudo em diversos países nas modalidades Graduação, Doutorado e Pós-Doutorado, bancando todos os seus gastos no exterior e garantindo sua vaga nas "melhores universidades do mundo". Vou focar na modalidade de Graduação, da qual estou participando, e portanto sou mais familiarizado com o processo. 

QUEM PODE PARTICIPAR?


A modalidade de graduação é chamada "Graduação-Sanduíche", pois é como um "sanduíche" mesmo: você deve ter feito os primeiros semestres do seu curso em uma universidade brasileira, estuda por um ano no exterior, e termina sua graduação na mesma universidade aqui no Brasil. Este é o primeiro requisito, ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto do seu curso.

Além disso, você deve:

  • Estar devidamente matriculado no seu curso e cursando (nada de estar com a matrícula trancada);
  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Ter o que eles chamam de "perfil de aluno de excelência", segundo os critérios da sua universidade (sim, você vai precisar ser aprovado pela sua universidade primeiro);
  • Dominar pelo menos um desses cinco idiomas: Inglês, Francês, Italiano, Alemão ou Espanhol. Todos os países exigem uma comprovação de proficiência do idioma;
  • Ah, e a parte meio frustrante: o seu curso de origem deve estar dentre aqueles considerados parte das "áreas contempladas". (Ainda se discute a inserção dos cursos de Humanas, mas isso pode variar de acordo com o edital).

Esses são requisitos OBRIGATÓRIOS, ainda existem os critérios opcionais, que podem ajudá-lo na hora da seleção e num caso de desempate, são eles:

  • Nota igual ou superior a 600 no ENEM, realizado pelo menos 3 anos antes da sua inscrição; 
  • Iniciação Científica;
  • Premiações de mérito acadêmico (tipo Olimpíadas de Matemática, Jovem Cientista e etc.).


QUAIS OS BENEFÍCIOS DA BOLSA?


Me ajuda Dilma

O governo vai investir bastante na gente! Você precisa estudar, se dedicar, representar nosso país no cenário mundial e trazer pra cá desenvolvimento tecnológico. Para isso eles vão te conceder: 

Passagens aéreas ida e volta, auxílio seguro saúde, mensalidade (para gastos básicos), auxílio material didático (para comprar tablet ou notebook) e auxílio instalação (para você se instalar com conforto; comprar roupas de frio e roupas de cama, utensílios de casa e etc.)


CONTINUIDADE E DURAÇÃO DO PROGRAMA


Ainda não se sabe por quanto tempo o Ciência sem Fronteiras vai continuar. Eu já ouvi diversas opiniões sobre qual vai ser a duração do programa, mas o que mais se comenta é que acabe em 2014/2015, pois é quando termina o mandato da presidente Dilma. Mas isso envolve muita politicagem que não entendo, e na minha opinião, eu acho que continuará por mais tempo! Independente de quem assuma do trono do Brasil na próxima eleição, o CsF é a menina dos olhos do Governo Federal, e eu particularmente acho uma ótima iniciativa... Se o programa tiver uma boa crítica e colher bons frutos, é possível que continue sim! Então universitários, fiquem de olho nos noticiários e no site do programa!

***

Bem, eu reuni essas informações baseadas no meu edital (setembro/2013), então não posso garantir que esses requisitos sejam válidos para as próximas chamadas! Meu conselho para quem se interessou pelo programa: LEIA ATENTAMENTE O SEU EDITAL! 
  1.  Para mais informações, visite o site oficial do programa. 
  2.  Essa página do blog foi dedicada para a apresentação do CsF. Mais detalhes sobre a inscrição e o processo seletivo vão ser explicados em alguns posts que preparei! Stay tuned para mais informações!)

E boa sorte! 
***


Ei, estão aqui os posts sobre o programa! Enjoy:

  • primeiro post sobre o programa (sobre a inscrição) 
  • segundo post (etapas seguintes)
  • terceiro post (especial edital UK - inscrição no UUK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário