domingo, 8 de dezembro de 2013

One week project

Hola!

Eu digo e repito toda vez: me desculpem por estar tão atrasado com os posts, porque ainda estou contando a minha terceira semana, sendo que já estou há mais de três meses aqui! Mas eu tento escrever sempre que possível e depois de contar as primeiras semanas, eu vou fazer posts mais cotidianos e tudo mais :)

Voltando na linha do tempo: terceira semana na Inglaterra e a minha primeira semana de aula. 

Como contei antes, as primeiras semanas foram cheias de novidades e novas amizades, e no final de semana anterior ao início das aulas eu fui à Londres. Cheguei à Leeds na segunda de madrugada, e depois de algumas horas de sono fui com meus outros seis coleguinhas brasileiros que estão estudando arquitetura aqui pra nossa primeira aula na universidade gringa! O que se espera do primeiro dia de aula? Ah, apresentação do professor, os objetivos da matéria e toda aquela conversinha de início das aulas. Só que não foi bem assim.

Os brasileiros não acostumados com a pontualidade britânica

Chegamos no estúdio da arquitetura e estava lotado! Todos os alunos e professores da arquitetura estavam na sala - desde o primeiro ano até os alunos do mestrado. Ainda tentando entender o que tava acontecendo e o sotaque puxado do professor que estava falando, eis que escuto o objetivo da primeira semana: um projeto relâmpago. E não era um projeto qualquer, era um projeto de concurso! E o prazo: uma semana.

Minha reação

Fiquei tipo: oi? E aí que vem a parte boa, os grupos. Simplesmente eles misturaram todos os alunos e escolheram grupos aleatórios de cinco pessoas, dentre calouros e vôteranos. Obviamente que nenhum dos brasileiros ficaram juntos e acabei com outros três ingleses (porque um dos integrantes do grupo nunca deu as caras). Minha sorte (ou não), era que meus colegas de grupo eram do segundo, terceiro ano e mestrado, então pelo menos alguém saberia o que estava fazendo. O objetivo dos professores era uma 'integração' entre os alunos, pra galera se conhecer e etc., só faltou alguém dizer pra eles que integração a gente faz numa rodinha com cada um dizendo seu nome e porque escolheu arquitetura, e não num projeto de concurso relâmpago em uma semana com um bando de estranhos!

Quando todo mundo foi pro seus grupos e fiquei com três desconhecidos

Isso foi na segunda, e na sexta-feira de manhã rolaria uma 'banca' pra julgar os trabalhos e eles escolheriam três (pelo que eu lembro) pra realmente se inscrever no concurso. No mesmo dia a gente já teve que começar a projetar! O meu grupo era relativamente bom, eles estavam empolgados e tinham bastante ideia, o problema era que eles falavam muito rápido e eu não entendia metade das coisas, mas eu acenava sempre e sorria. Funcionou. A gente se encontrou todos os dias até sexta-feira, e foi bastante exaustivo! Parecia final de semestre só que era a primeira semana. Confesso que foi um choque pra mim, esperava uma primeira semana tranquila e já foi uma correria! Mas acabei gostando do meu grupo, nos outros encontros eu já entendia o que eles falavam e até participava. 

Eu fingindo que entendia as piadas deles

Sexta-feira. Rolou uma tensão básica porque quase chegamos atrasados (plotagem dá merda em qualquer lugar do mundo gente), mas no fim deu tudo certo e conseguimos apresentar um trabalho completo! Sim ou óbvio que eu estava morrendo de medo da apresentação? No fim das contas nem precisei falar nada! Nosso projeto ficou bom, mas não ficou no top 3, então não fomos pro concurso. Mas o que importa é que em uma semana eu já pude aprender bastante sobre o modo de projetar dos ingleses, treinei meu inglês e meu vocabulário em arquitetura, fiz novos colegas de curso e aprendi com eles. E ensinei também! Nas referências de projeto eu não pude deixar de colocar uma obra do Niemeyer e um projeto em São Paulo. Isso que é intercâmbio! 

Bem povo, essa foi a minha primeira semana de 'aula'. Foi na semana seguinte que realmente começaram as aulas, e eu vou contar sobre isso no próximo post! See you soon :)

3 comentários:

  1. Meu Deus, que choque! shuahsuhashaha
    Como te obrigar a fazer uns 'friends' ingleses XD

    ResponderExcluir
  2. Olá, vinicius.
    Voce sabe me dizer se é possível acomodar alguma visita na acomodação? por uns 5-7 dias...

    ResponderExcluir
  3. Olá anon!
    Olha, isso depende das regras da sua acomodação! Aqui na minha, até onde sei, posso trazer pessoas pelo tempo que eu quiser, desde que eu avise os meus flat mates com antecedência! Afinal, eu divido o flat com outras pessoas e eles não vão querer 'estranhos' no apto :)

    ResponderExcluir