sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Bruxas, fogueiras e barbeiros

E aí!

Acho que uma das coisas mais importantes quando se mora no exterior é o intercâmbio cultural - você trazer um pouco da sua cultura pros nativos e absorver um pouco da cultura deles. A gente trouxe as havaianas, porque brasileiro que é brasileiro usa chinelo na chuva, na neve, no frio, no vento e na lava. E com eles eu comemorei duas datas que não costumava comemorar no Brasil: Halloween e Bonfire Night.

O Halloween, ou Dia das Bruxas, também é conhecido no Brasil e se comemora no dia 31 de Outubro. É um tradição principalmente nos países de língua inglesa e os Estados Unidos é o país onde essa cultura é mais forte. Na Inglaterra, é bastante temático - algumas lojas e casas fazem decorações e até programas de TV aderem ao tema. Nos dias que antecedem a data, as lojas de fantasias ficam lotadas! Tipo, filas nas ruas e tudo mais... A galera pira, porque o assunto da semana são as festas à fantasia na noite de Halloween. Claro que entrei na onda e fui atrás de um traje especial! As fantasias completas eram muito caras e tavam acabando, o negócio era comprar alguns acessórios, improvisar e ver o que rolava. O povo se empenha mesmo, gastam dinheiro com maquiagem, perucas e acessórios pra ver quem fica com a fantasia mais criativa. Eu não queria gastar minhas rainhas com fantasia, por isso comprei umas coisas ou outras e acabei como vampiro! Achei clássico, não tem erro. 

Se dando conta de que a fila que tá na rua é pra loja de fantasia
Palmas pra Nat e sua maquiagem de fantasma!

Em Leeds tem um club chamado Halo, que é uma boate numa igreja - não é uma igreja de verdade, é só o prédio. Uma das maiores festas de Halloween daqui seria a 'Haloween', uma festa do Dia das Bruxas numa igreja! A bad da noite foi que a Halo estava lotada e mesmo com os ingressos, não conseguimos entrar. Boladíssimos! A noite de Halloween acabou num pub, todos fantasiados e alegres. 

Festa que vende mais ingresso do que tem capacidade de suportar

No dia 05 de Novembro, comemora-se o Bonfire Night por todo o Reino Unido - e mais alguns países, pelo que ouvi falar. Não sei dos paranauê, mas parece que uma cara aí das antigas tentou botar fogo no parlamento britânico e foi pego no flagra, daí botaram fogo nele! Assim, prático. Quem quiser a história na íntegra, google it! Enfim, daí essa data ficou conhecida como 'Noite da Fogueira' porque botaram fogo no moço. No Bonfire, eles até fazem uns bonecos do sujeito e queimam por aí... Tipo, bizarro, mas tá. Nessa noite rola uma fogueira gigante e um show de fogos nos maiores parques da cidade, o que é muito legal! É tipo um festival assim, todo mundo vai pra rua e tem fogos de artificio por todo canto. Fomos pra um dos maiores parques de West Yorkshire e lá estava a fogueira, da qual não saí de perto porque estava frio de-mais. O show de fogos foi OK, foi interessante pra conhecer, mas nada demais assim. 

Como assim comemoraram o churrasquinho do cara?

Além desses dois eventos, no final de Outubro eu assisti pela primeira vez uma peça de musical - daquelas que os atores cantam mesmo, na sua frente: Sweenet Todd - O barbeiro demoníaco da rua Fleet. Esse musical tem um filme do Tim Burton, com o Johnny Depp e a Helena Bonham Carter, mas é claro que a peça não tinha a Belatriz e o Jack Sparrow, infelizmente. Eu já tinha visto o filme, mas ver a peça foi demais. O cenário mudando, a galera cantando assim... É de arrepiar. O palco e a sala eram relativamente pequenos e já foi demais, daí eu me pergunto como deve ser um Les Mis na West End em Londres... Quem sabe um dia!

Um musical bem fofo... não pera

Esse foi meu final de Outubro, início de Novembro... Faz tão pouco tempo, mas parece tão longe! Já estou aqui há mais de cinco meses. Contarei um pouco mais das ciladinhas do semestre passado nos próximos posts! Té mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário