sábado, 8 de junho de 2013

Arquitetura sem Fronteiras

Hoje o assunto é acadêmico!

Broadcasting Place - o prédio em que vou estudar! Apenas.

Cara, essa semana rendeu! Parece que as coisas estão se encaminhando e a ficha começa a cair - tá acontecendo mesmo! Tanto o CNPq quanto a minha University resolveram entrar em contato com ótimas novidades: matérias que vou cursar, Dilmacard e bolsa. 


First things first! Como eu disse, o assunto de hoje é universitário. Vocês devem imaginar que estudar numa universidade estrangeira é ao mesmo tempo excitante e assustador, a gente não sabe o que vem pela frente! O sistema de ensino pode mudar completamente de um país pra outro; o jeito que a gente conhece as coisas - aulas, avaliações, professores, pode ser uma novidade. Isso sem contar o idioma!

O que eu sabia sobre universidades britânicas até o final do ano passado? Que as aulas começavam em setembro (por causa de Harry Potter). Mas estive pesquisando há algum tempo e percebi algumas coisas que diferem do nosso sistema de ensino, principalmente no curso de Arquitetura.

Enquanto o meu curso de graduação daqui (Arquitetura e Urbanismo) tem duração de cinco anos, o curso equivalente no Reino Unido (BA Architecture) acaba em três anos! Num prazo de cinco anos, você consegue um mestrado do seu curso lá na Grã-Bretanha. Além disso, a divisão das matérias também muda: eles não usam o sistema de várias disciplinas por semestre, você cursa o Year 1, 2 e 3, com menos matérias por semestre, mas com a carga horária semelhante a nossa. 

O ensino de Arquitetura pode ser diferente de uma faculdade pra outra, até mesmo aqui no Brasil, cada uma tendo um foco e uma grade específica, mas no Reino Unido eles tem uma maior integração das matérias, que acho que não temos aqui. Por exemplo: eu estudei sistemas estruturais, materiais construtivos, técnicas construtivas e conforto ambiental em matérias distintas, mas no meu curso de lá todos esses assuntos são colocados juntos num module chamado "Architectural Technology". Entendem a diferença? São menos matérias, abrangendo vários assuntos e integrando isso com o projeto arquitetônico. 

Uma raça difícil de explicar.


Leeds Met me colocou no Year 2 do curso de BA Architecture, e eu vou cursar quatro modules no período de um ano letivo:  Architectural Technology 2, Architectural Design Studio 2A, Context Studies e Architectural Design Studio 2B, ou seja, uma matéria teórica e um projeto por semestre! Tranquilo? Quem me dera! Cada cadeira de projeto dessa aí tem 40 créditos e muito trabalho. 

E o mais legal de tudo: essa semana recebi o Dilmacard (nome carinhoso que os Cientistas sem Fronteiras deram pro cartão que o CNPq nos entrega, para receber a bolsa no exterior, mas que só vai ser carregado quando estivermos lá), e também foram acertado$ todos os primeiro$ detalhes financeiro$. 


São essas as novidades! Agora só falta a minha universidade gringa mandar o meu CAS (Confirmation of Acceptance for Studies) e eu posso tirar meu visto! O semestre tá acabando, a correria tá grande e a ansiedade só aumenta. O Ciência sem Fronteiras abriu novas chamadas para janeiro/2014, e logo vou fazer mais uns posts pra ajudar a galera que vai tentar, fiquem ligados!

2 comentários:

  1. Olá Vinicios,
    Adorei seu blog!
    Eu to querendo mto ir para Leeds em setembro desse ano.. mas tenho algumas duvidaszinhas
    você não pode escolher suas materias?
    você não pode pegar uma materia que não seja da sua grade.. por exemplo alguma lingua?
    E são eles que decidem qual "ano" você vai fazer ai?

    thanks!
    continue postando q to curiosa para os proximos shows! hahaha
    Rafaela

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafaela, que bom que tu gostou do blog!
    Eles nos colocaram no segundo ano daqui, que seria a metade do curso deles, e fomos matriculados nas matérias normais do segundo ano. Não conheço nenhum caso, mas acho que se você achar muito 'fácil' ou muito 'difícil' você pode pedir pra mudar pro primeiro ou terceiro ano, mas não sei se rola de fazer isso!
    Quanto as matérias, bem, se você não está satisfeito você pode tentar mudar pra alguma outra matéria de outro curso, como já vi casos, e deu certo! Curso de idiomas você pode fazer por fora, mas não sei se é gratuito ou sei lá. Mas isso tudo referente a minha uni, Leeds Metropolitan.
    Pode deixar que vou postar logo!

    ResponderExcluir