segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Calouro de novo!

E ai moçada!


Não tem palavra mais "mãe" do que "moçada", né? Talvez "bacana" ou "galerinha". Não sei porque tô falando sobre isso, acho que estou com saudades da minha! Mas vamos ao que interessa: Fresher's Week.

Como contei, eu vim pra Leeds uma semana antes do início das atividades, que seria no dia nove de setembro, a Induction Week da universidade. Induction porque é nessa semana que rolam todas as introduções, apresentações, palestras e etc, que vêm antes das aulas mesmo! Mas essa primeira semana também é a semana dos calouros, a Fresher's, que é quando rolam as festinhas de boas-vindas, feiras acadêmicas, vários eventos, passeios e tudo mais. Ou seja, foi uma semana agitada! 

Fresher's Week?

Primeiro vou contar como foi a Induction Week. Eu tive algumas "palestras" e apresentações do curso de Arquitetura, de alunos internacionais (que incluiam os Ciência sem Fronteiras) e de calouros. Os eventos de alunos internacionais foram bem tranquilos, falaram um pouco sobre a vida na Inglaterra, teve um coquetel free, karaoke (tá, talvez eu tenha cantando "Ai se eu te pego!" com os outros brasileiros... talvez) e ainda ganhamos um moletom lindo for free! Além disso teve alguns eventos pra calouros, que eu participei também, tipo um BBQ free com campeonato entre as acomodações. Foi bem legal! Me senti mesmo numa universidade estrangeira, e tive minha semana de calouro novamente.

Eventos com free food!

Na faculdade de Arquitetura também foi tranquila essa semana de introduções... Tivemos uma "bate-papo" com a diretora da Leeds School of Arts, Architecture and Design, que é a "escola" da qual faço parte. Nesse encontro também nos explicaram os procedimentos pra usar os workshops, maquetaria e tudo mais. Além disso, a gente teve uma palestra com alguns dos professores da faculdade de Arquitetura e também com o arquiteto que projetou o atual prédio da School of Arts! Num outro encontro, a gente conheceu um por um os professores da Arquitetura, o que foi bom pra ter uma noção de com quem estaremos trabalhando. Nesses eventos eu pude conhecer também as instalações da minha faculdade e ver mais ou menos como eram os alunos... Por ser a  "escola de Artes", tem muita gente diferente e estilosa, mas o que me surpreendeu foi o grande número de alunos homens nos cursos de Artes e Design aqui, o que é diferente no Brasil, onde dependendo do lugar ainda rola um "preconceito" com os cursos artísticos. Sei lá, foi uma impressão que tive!

Já a Fresher's Week é uma semana organizada pela Student's Union da minha universidade, o equivalente aos "centros acadêmicos" no Brasil, só que ao invés de ter um pra cada curso, tem um que serve pra todos! Na verdade não foi uma semana, nós tinhamos um calendário que durou uns 20 dias. Rolaram diversas festinhas, eventos desde venda de posters até viagens a York, uma feira acadêmica com várias barraquinhas das societies (grupos de estudantes para determinados assuntos, tipo fotografia, cinema, esportes, etc.), cada uma tentando alistar o maior número de pessoas! Foi bem divertida essa semana, tive coisa pra fazer todos os dias. 

Ok, sem muitos detalhes da Fresher's Week, please!

Essa ainda foi minha segunda semana aqui, então é claro que paralelamente a Induction Week eu resolvi vários detalhes da minha estadia aqui, comprei mais algumas coisas pra casa e tudo mais, e pelo final dessa semana eu já tava me sentindo super em casa e já tinha meu cantinho em Leeds! Ainda no final dessa semana rolou uma viagem lindona a Londres e no time for descanso pro começo das aulas na segunda, mas vou contar sobre essas ciladinhas no próximo post!

Thanks mates :)

2 comentários:

  1. curti seu blog! (aspirante a arquiteta tentando chama atual do CsF T-T)

    geente, uma semana inteira de recepção é lindo! haha
    como não concordar com o comentário acima
    semana de recepção da arquitetura tem que ter berequetêÊe! XD

    ResponderExcluir