quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Nice to meet you!

Y'alreet, pet?

E essa foi uma expressão do dicionário geordie que minha flat mate de Newcastle me ensinou! ("You are alright, love?")

Como vocês bem sabem, estou atrasado com meus posts e por mais que eu já esteja há mais de um mês aqui, vou contar nesse post como foram meus primeiros dias na Inglaterra!

No último post contei toda a função que foi chegar até Leeds e como eu estava sem bateria no celular e sem despertador. Resultado? Acordei no início da tarde super assustado pensando "caralho já é 2014 perdi todo o intercâmbio dormindo!!". Eu tava falecendo de fome e sem celular, sem notebook, sem internet, sem vida! Eu não trouxe meu computador do Brasil, por isso não podia usar a internet pra falar com meus pais, e também não podia usar o celular porque meu carregador era do Brasil e o jumento aqui esqueceu de trazer um adaptador pra tomada. 


Me perguntando porque não trouxe o bendito do adaptador!

Só quero lembrá-los que eu estava no Reino Unido havia menos de 12 horas e eu não conhecia nada de Leeds! Beleza. Cheguei na recepção e perguntei se havia alguma lojinha próxima pra eu comprar um aptador de tomada e comida e a moça me disse que o único lugar onde eu encontraria adaptadores era no city centre (o centro da cidade), que ficava a uns 15 minutos caminhando dali. Pensei comigo mesmo "não tenho escolha, vou pra esse tal de city centre!". Ela falou que era só seguir reto numa direção e eu chegaria no centro e lá fui eu... era só seguir reto, só que não! Chegava numa parte ali que tinha mil direções e eu não sabia pra onde ir... fiquei rodando em círculos e decidi pedir informação pra um casal que tava por ali que me indicaram o caminho correto. Cheguei no city centre de Leeds. 

Digdin, digdin

Preciso comentar que nessa caminhadinha de 15 minutos ao centro eu me apaixonei umas dez vezes! Tem muitos jovens aqui e muita gente bonita e estilosa. A cidade é top também, ruas limpas, largas, prédios antigos e modernos... tudo lindo! O centro é basicamente uma avenida com todas as lojas que você possa imaginar e tem também um shopping centre. Enfim, eu tava no lugar certo porém não sabia onde procurar o adaptador e foi aí que lembrei de uma loja muito famosa entre os intercambistas ingleses: Poundland! O paraíso onde você encontra quase tudo por 1 libra. Isso mesmo, quase tudo, porque eles não tinham o tal do adaptador! A atendente foi muito simpática e prestativa, como são todos aqui, e me indicou outra loja onde eu poderia achar o adaptador - outro paraíso, a Wilkinson. Lá tem de tudo, desde comida a ferramentas, mas não é tudo por uma libra também. Achei o adaptador e mais algumas coisas que estavam faltando e no final da minha voltinha pelo centro eu já tava com muitas sacolas e precisava descarregar na acomodação, porque eu ainda tinha comprar algo muito importante: computador. 

Sobre o sotaque de Yorkshire?

EXPECTATIVA

REALIDADE

Os sotaques do Norte são muito puxados! Escócia, Manchester, Liverpool, Newcastle, Yorkshire, Midlands... Você tem que fazer um esforço grande pra entender o que eles falam. E como minha universidade fica em Leeds, a maioria dos estudantes daqui são do Norte. Quando alguém fala que é de Sul, ou Austrália, ou América do Norte, você sente até vontade de abraçar a pessoa com aquele sotaque fácil.

Ok, voltando ao assunto compras. Larguei minhas sacolinhas na acomodação e voltei pro centro! Nesse dia eu caminhei muito gente... e tava muito quente também! Lá estava eu, de camiseta e suando, curtindo os últimos dias do verão inglês. Me senti nativo, indo e voltando pro centro sozinho como quem pode hahahaha Na segunda viagem comprei computador e celular, assim, de cara! Saí perguntando, pesquisando, e acabei fazendo uma boa compra. O primeiro dia aqui foi curto, porém produtivo.

Cheguei em Leeds meio cedo, uma semana antes do inicio das atividades, então muitos dos brasileiros do CsF ainda não tinham chegado, mas já estavam aqui as meninas que vieram em Junho para o PSE, o curso de inglês. Na primeira semana as conheci e logo pro final da semana chegaram mais brasileiros e foram muitas novas amizades! Além disso, meus flat mates chegaram nesse mesmo final de semana, então foi a semana das apresentações.


"Hi! Nice to meet y... ok"

Em uma semana eu já tinha comprado quase tudo pro meu quarto, banheiro e cozinha... e até comida também. Pra aqueles que vem em janeiro e estão na dúvida: a bolsa é suficiente sim, fiquem tranquilos! Algumas coisas aqui são mais caras, outras mais baratas, mas o importante é não converter pra Reais, porque é outro sistema... O que acontece depois de um tempo é que você começa a criar um limite de preço na sua cabeça, por exemplo "Jeans por mais de 20 libras? Opa, tá meio caro, consigo achar mais barato..." e assim vai, mas não converta! Roupas no geral eu achei barato, e são roupas bonitas e dependendo do lugar de qualidade boa. Comida, porém, é mais cara que no Brasil, e eu que sou do Sul tô sentindo muita falta de carne vermelha, porque aqui é caro e de qualidade bem inferior! Mas de novo, a bolsa dá e sobra pra comprar comida e etc.

Por hoje é só! O post já está longo e acho que consegui resumir bem os primeiros dias... Nos próximos contarei sobre a Fresher's Week, primeira semana na Universidade, viagens, Escola de Arquitetura britânica e tudo mais :)

Sei que a frequência de posts está ruim, e eu esperava postar mais vezes por semana, mas realmente está muito corrido aqui e sempre que rola um tempinho eu venho aqui e escrevo um pouco - esse post, por exemplo, eu comecei a escrever faz uma semana!! Mas até editar e tudo mais, leva tempo ;)

Cheers, see you's!

Um comentário:

  1. Ai, seu fofo!
    Morro de rir dos posts.. ainda mais pq eu consigo te imaginar falando! hihi
    (esqueceu de falar que as meninas do PSE sao as mais legais e simpáticas, mas nada que nao possa ser dito no proximo post) ;*

    ResponderExcluir