terça-feira, 30 de abril de 2013

Ciência sem Fronteiras I - Inscrição

HELLO!

Então, como eu havia prometido, vou começar os posts específicos sobre o Ciência sem Fronteiras. Você pode conferir nessa página do blog uma introdução ao programa, os requisitos para participar e os benefícios da bolsa! Este post e os demais servirão para guiá-los pelo processo seletivo, explicando melhor alguns tópicos e dando dicas sobre as etapas do programa.

Mas atenção: as dicas são minhas; minhas opiniões sobre o processo para ajudar vocês, e não devem ser assumidas como verdade absoluta! Nada vai substituir a leitura do edital :)

a Tríade


Digamos que você cumpre todas as exigências e quer se inscrever no programa.  Vamos para o que eu chamo de a A Tríade: A Decisão, A Escolha e A Inscrição. (Tá, eu inventei isso porque achei que soava legal. Me julguem.)

A DECISÃO

Eu quero muito participar do CsF! Mas eu sei onde estou pisando? Eu sei o que significa esse intercâmbio? E eu quero mesmo? Você deve se fazer essas perguntas.

Não é difícil conseguir a bolsa. Mas é trabalhoso, cansativo e exige muita paciência e força de vontade. Se você vai embarcar nessa, tem que embarcar de cabeça e se dedicar mesmo! Pense no que significa o intercâmbio: morar e estudar um ano em outro país, longe da sua família e amigos. É uma decisão difícil de se fazer e um grande passo na sua vida! Mas é também uma oportunidade de ouro e uma grande experiência, que vai te beneficiar de diversas maneiras. Por isso reflita e converse com as pessoas que são importantes pra você. Decidiu? Então continuemos!

A ESCOLHA

Eu cumpro todos os requisitos e eu estou decidido a correr atrás da minha bolsa de estudos! Então é a hora de escolher em que país você vai estudar.

O Ciência sem Fronteiras normalmente lança chamadas duas vezes ao ano: no final do ano - para ingressar na faculdade gringa em setembro*, e no meio do ano - para entrar em janeiro. Então você deve ficar de olho no site do programa e ver para quais países foram lançadas chamadas nesses períodos do ano!

*Dependendo do edital, as atividades no exterior podem começar em junho ou janeiro para aqueles que participarem dos editais de setembro. Isso devido aos cursos de idiomas oferecidos antes do período letivo.

Vamos tomar como exemplo as chamadas da quais eu participei, para ingressar em Setembro/2013. 15 países tinham editais em aberto: Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia. (Nem sempre abrem todos esses países, isso pode variar de acordo com as chamadas.)

Cara, são muitas opções! Como vou escolher?! Para algumas pessoas essa é uma decisão fácil, pois já tem preferência por algum país e etc. Mas se você ao olhar para as opções ficou realmente em dúvida, aqui vão algumas dicas para filtrar as opções e fazer a melhor escolha!

1) Quais línguas eu falo? Bem, quanto mais idiomas você dominar*, mais opções você vai ter. Um dos requisitos específicos de cada país é o domínio da língua nativa, e no caso de línguas mais "complexas" e menos comumente ensinadas, o inglês é a exigência mínima. Por isso, quem tem um bom nível de inglês pode concorrer a maioria dos países. Sabendo os idiomas que você domina, você vai abrir um leque de opções! Se a lista de países ainda for muito grande, tente esses outros filtros!

*Você vai precisar de um comprovante de proficiência no idioma, vou fazer um post sobre isso.

2) Quais países são referência na minha área? Você deve considerar esse intercâmbio como uma chance de enriquecer seu currículo. Qual país ou região do mundo é pioneira na sua área de estudo? O CsF nos coloca em ótimas instituições, então aproveite para concorrer a uma bolsa naquela universidade que é top na sua área! Se você não sabe quais países dominam o seu campo de estudo, pesquise, pergunte aos seus professores, corre atrás!

Se mesmo assim você ainda tenha uma gama de opções, pense sobre:

3) Concorrência. Eu não considerei muito esse tópico, e talvez possa ser irrelevante para a maioria, mas como o CsF está ficando cada vez mais conhecido, está também mais concorrido a cada chamada. Se você não obteve aquela pontuação que você esperava no exame de proficiência, se você não fez o ENEM nos últimos anos, se não tem iniciação cientifica, ou ainda se sua média na faculdade não foi tão boa assim e você estiver com receio de perder a bolsa para outro candidato num caso de desempate (o desempate só acontece se o número de inscritos for superior ao número de vagas), é melhor se inscrever em um país menos concorrido. Em muitos países ainda sobram vagas, enquanto os queridinhos de todo mundo (EUA, Espanha, Portugal, etc) tem bastante concorrência. Como eu disse, isso pode ser irrelevante para muita gente, mas se você quer muito essa bolsa e está receoso em relação a concorrência, essa é a minha dica ;)

4) Cultura e Adaptabilidade. Alguns podem discordar, mas eu acho esse tópico bem relevante! Muitas pessoas só levam em conta esse aspecto na verdade. Aqui você deve analisar, além dos tópicos acadêmicos e de idioma, a cultura dos países e o quão fácil você se adaptaria nesse lugar. Por exemplo, se você não gosta de frio, você não deve ir para um lugar onde neva durante seis meses no ano. Pesquise sobre os países, o clima, a cultura, culinária e tudo mais, veja qual te atrai mais e em qual lugar você realmente gostaria de morar! Afinal, é de uma estadia de um ano que estamos falando!

Mas também tem os aventureiros, que não ligam pra isso e que querem fugir da rotina e tentar algo totalmente novo! Ainda assim, pesquise a cultura do país e vai naquele você achar mais interessante e que possa agregar uma maior bagagem cultural!

Eu acho a escolha do país bem importante. Eu mesmo fiquei na dúvida algumas vezes, mas ponderei bem, refleti e analisei as minhas prioridades! É tão importante como quando a gente escolhe o curso no vestibular... Sejam conscientes e façam uma boa escolha!

A INSCRIÇÃO

YAY! Eu cumpro todos os requisitos, estou super decidido, já escolhi meu país... só falta me inscrever e cruzar os dedos! É, tem algumas coisinhas pra fazer ainda, mas você está quase lá.

No site estarão disponíveis, dentro do prazo de inscrições, todos os editais em aberto naquele período. Você vai abrir o edital do país que você sabiamente escolheu e vai LER, LER e RELER. É sério. Ler o edital com atenção vai sanar quase todas as suas dúvidas e vai te guiar no processo de inscrição com mais segurança... Preste atenção nos documentos necessários, nos prazos e datas e nos demais detalhes. Muitas das coisas que falei aqui também estão no edital, leiam também! Ah, e fique atento a notas, retificações e notícias que podem sair no site do CsF durante as inscrições! Não é incomum eles alterarem uma data, por exemplo, então fique de olho.

Outra dica de ouro: redes sociais. Isso mesmo galera: facebook, twitter, tumblr, blogs, etc. Muitas pessoas, como eu, já estão dentro do programa e compartilham dicas importantes com os calouros do Ciência sem Fronteiras. No facebook, por exemplo, existem grupos para cada chamada e país, e ajudam muito. Lá o pessoal compartilha dúvidas, dicas, as datas e etc., assim você nunca se perde nos prazos e sempre tira aquela dúvida que não tinha pra quem perguntar... Ah, e também pode conhecer uma galera que vai com você pra outro país :)

Uma vez você tendo todos os documentos em mãos e todas as dúvidas sanadas, faça a sua inscrição no site do programa, dentro do prazo é claro. A inscrição na plataforma do programa é só a primeira de muitas etapas, vou falar em próximos posts sobre: certificado de proficiência, homologação da IES, inscrição na plataforma do país que você escolheu e etc.

***

Aos que tiverem paciência e estão pensando seriamente em tentar: muito boa sorte!
Lembrem-se que eu estou aqui pra ajudar no que eu puder, se vocês tiverem uma dúvida e eu souber responder, ficarei feliz em ajudar! Corre lá no ask.fm do blog :)

See you!

Nenhum comentário:

Postar um comentário